SOBRE HENRIQUE SAN

Henrique San é ilustrador, um nostálgico de um tempo que não conheceu. Natural de Porto Alegre, vem explorando a estética da cultura dos anos 50 e 60 em exposições e peças editoriais e comerciais. Seus traços são inspirados no divertido mundo retrô de drinks, praias e bares onde Dean Martin talvez um dia tenha pago uma dose para Johnny Cash ao som das melodias misteriosas de Martin Denny. Se esse encontro nunca ocorreu, pouco importa: no trabalho de San, personagens de qualquer época surgem no colorido cenário de um desenho animado inédito que deveria ter sido televisionado nos anos 60. Há um pouco de mistério no ar, à moda de James Bond, e um tanto da diversão praiana típica de um filme de Elvis Presley rodado no Havaí. Os desenhos animados e a música retrô são um ponto de partida, mas as referências não se esgotam aí e incluem embalagens, propagandas e filmes de época.

"Rat Pack, Tiki's, Rock-a-Billy e Oompas Loompas! As referências do artista digital gaúcho Henrique San são variadas, mas sempre ligadas ao vasto universo da cultura pop e do retrô. Apesar do artista viver no Rio Grande do Sul, sua arte poderia perfeitamente ter sido produzida em Las Vegas, na Califórnia ou em alguma ilha do Pacífico Sul. As ilustrações de Henrique me dão vontade de pôr um LP de Henry Mancini (ou Les Baxter) na vitrola, preparar um dry-martini (ou um Mai Tai), e me lembrar de uma época dourada que não existe mais (e provavelmente nunca existiu). Aloha!"
 

Duda Leite, realizador do documentário Tikimentary - In Search of The Lost Paradise

"A arte de Henrique San carrega você em uma estranha viagem, que vai do glamour dos anos 50 até o Rock ‘n’ Roll Trash dos anos 60, e leva seus olhos a fazerem....WOW! "

 

Fritz Buzzsaw, Dj inglês e organizador do coletivo musical Buzzsaw Joint, que reúne mixes de colaboradores ao redor do globo.